Início

A REDE MARIA QUITÉRIA DE SEGURANÇA E DEFESA teve início em maio de 2021, após um encontro online entre ex-alunos brasileiros de diferentes cursos e épocas do Centro Perry (antigo CHDS – Center for Hemispheric Defense Studies).

Os professores, pesquisadores, profissionais, agentes públicos, empreendedores e militares egressos do Centro Perry possuem conhecimento e experiência nas áreas de inteligência, defesa e segurança (pública e internacional) e encontram-se distribuídos em todo o território nacional.

Além de vínculos de alumni, há o interesse em assegurar um processo permanente de formação e desenvolvimento de profissionais das áreas envolvidas, além de prestar apoio à formulação de políticas públicas voltadas para a inserção internacional e soberana do Brasil.

O processo inicial priorizou a retomada de vínculos e a compreensão da expertise e do potencial dos colegas. Em seguida, foi debatida a identidade do grupo. Em um processo que durou quase 30 dias, e envolveu 20 personalidades históricas, o grupo elegeu a heroína baiana MARIA QUITÉRIA para emprestar o seu nome à Rede por bem representar três premissas importantes: o protagonismo na História do Brasil soberano; a independência de pensamento; e a construção de pontes entre civis e militares.

Assim, em setembro de 2021, nasce a Rede Maria Quitéria de Segurança e Defesa, com os OBJETIVOS de:

  • Produzir estudos e pesquisas sobre temas de segurança (pública e internacional), defesa, política externa, inteligência e cibersegurança;
  • Realizar eventos, atividades acadêmicas e profissionais, tendo em vista a difusão e o aprofundamento do conhecimento nas áreas pré-selecionadas pela Rede;
  • Realizar cursos, treinamentos e outras atividades voltadas para a formação técnica e/ou profissional;
  • Fomentar e realizar articulações entre governos e entidades da sociedade civil para a realização de projetos de interesse comum;
  • Promover a igualdade de oportunidades e estimular a participação feminina em atividades de segurança e defesa; e
  • Apoiar a integração e a articulação de profissionais e acadêmicos do Hemisfério Ocidental, no tocante às áreas de segurança e defesa.